sexta-feira, 12 de outubro de 2012

UNION FEST (UBERABA)

UNION FEST


Hoje em Uberaba será realizado o festival Union Fest e terá a presença de bandas formadas na cidade.
O festival contará com a presença das bandas Uganga e Seu Juvenal que já somam mais de 15 anos na estrada. Também tocarão no festival as bandas Cortex, Mu-Tank, Flanders, D'Loks, Strovo Terror, Berne's, Nation Trash, SDC, Hellzebu e Metal Machine.

Eu fiz uma entrevista com o Bruno "Duende" (organizador do festival e vocalista da banda Cortex):

Tito: Beleza Bruno? Peço que faça uma breve apresentação para os leitores sobre o seu envolvimento com a música e aproveita pra falar sobre o que anda rolando com a banda Cortex no momento?



Duende: Beleza! Cara, acho que nuca estive tão envolvido com música da maneira que estou agora, correndo atrás, suando, me esforçando mesmo, a organização do Union Fest, abriu várias janelas e a cada dia me apresenta novos horizontes. Já com a Cortex as coisas estão na correria, estamos trabalhando sem parar em novas músicas, ainda mais que agora estamos com mais um membro: Alexandre Costa (o cara destrói na guitarra).






Tito:  Eu lembro que quando te conheci no conservatório você tocava bateria. Como foi que resolveu trocar as baquetas pelos vocais?

Duende: Minha coordenação motora insiste em ser minha pior inimiga (risos).... fico realmente impressionado com isso. Acho que meu negócio é nos gritos mesmo, até porque também tentei com o baixo durante uns anos, acredito que acertei meu lugar na banda...



Tito: Desde aquela época que lembro de você e do Alonso (Mu-Tank) falando que queriam ter banda de música autoral, e depois de passados os anos vocês tocam em duas das bandas mais legais da nova geração. Foi difícil durante esses anos escolher as pessoas certas pra formar uma banda, sei que montou algumas,  como foi que surgiu a química com os integrantes da banda Cortex?


Duende: Cara, não sei se você acredita em amor à primeira vista...

Mas foi mais ou menos assim que aconteceu, a gente nem se

 conhecia direito, o único que eu conhecia à um tempo maior era o 

Thiago(Baixo) e mesmo assim, nosso contato musical não era tão

 próximo, logo no primeiro ensaio o Cortex se tornou uma

 verdadeira família.



Tito: Duende, como foi que surgiu a ideia de montar o Union Fest? Sei que é um antigo desejo seu esse festival, nos conte um pouco das dificuldades encontradas durante a organização inicial do mesmo?

Duende: Eu comecei na galera na época dos festivais no Corujinha Rock Club, nessa época as pessoas já estavam se afastando e tals, dai com o passar dos anos, quase tudo se extinguiu, digamos que a “união” havia se desgastado. Em seguida comecei a ter ideias e mais ideias, o nome original do evento seria: “Ressurrection”, até mesmo quando o Union começou a se formar literalmente era esse o nome, porém percebi que Uberaba não precisava de uma ressurreição, mas sim de retomar a união que havia se perdido, então fui logo correr atrás de juntar o máximo de gerações possíveis e mostrar que sim, pode haver um recomeço. Inicialmente não aparentava haver nenhum problema, havia feito todo um orçamento e tudo corria bem, até o momento que descobri infinitas irregularidades do Clube Sírio Libanês com sua documentação, principalmente com os bombeiros, com isso os ingressos que eram pra ter o inicio de vendas no dia 03/09, foram bloqueados pela prefeitura, sendo liberados a venda somente no dia 27/09, passando apertado dessa maneira, pois estava com dinheiro parado e não sabia no que investir, me preocupando com maiores imprevistos, essa foi uma das maiores dificuldades.



Tito: Você conseguiu que duas bandas das antigas formadas em Uberaba e que também são bem divulgadas por aí (Uganga e Seu Juvenal) toquem no festival, qual o seu ponto de vista em conseguir reunir 3 gerações de bandas autorais em um mesmo festival? Há muita expectativa em torno disso, já que pode ser considerado o primeiro festival  feito pela nova geração reunindo muitas bandas. 

Duende: Meu ponto de vista... É simplesmente a realização de um sonho, não tenho como descrever ao certo, minha expectativa é muito grande, esse evento não é simplesmente para o público, mas principalmente para as bandas, pra que todas sejam vistas como profissionais, que sejam valorizadas como tal.




Tito: Conte-nos sobre a escolha das bandas? Tem muitas bandas autorais que ficaram de fora do festival, você pretende dar continuidade com o festival para o próximo ano?

Duende: Inicialmente foi feita uma pré-seleção e foram feitos os convites, dai conforme algumas foram confirmando e outras não podendo participar, foi aberta uma fila de espera, as bandas interessadas foram entrando em contato, acredite, foram muitas... Dei preferência para bandas que eu já conhecia um pouco o trabalho e para as que se interessaram primeiro, muitas infelizmente ficaram de fora, mas podem ter certeza que oportunidades não faltarão. O Union Festpretendo fazer dele um evento anual, espero que corra tudo bem, para que isso se torne real.




Tito: Duende, o que você espera do festival quando o relógio marcar 16:00 no dia 13/10/2012? Sua expectativa é de que  o público que curte rock na cidade compareça em peso?  Faz tempo que não temos um festival desse porte no underground uberabense. Aproveita e convida o pessoal pra fazer parte do UNION FEST.


Duende: Minhas expectativas estão sendo as melhores possíveis, a ansiedade só aumenta a cada noite que finda, acredito que o público comparecerá em massa, pelo menos tenho noticias de muitas pessoas dizendo que vão, espero que todos façamos parte dessa noite que será possivelmente uma nova página a ser escrita na história do underground uberabense.



Isso aí galera! Vamos todos atender ao chamado do

                          Union Fest.

Cada um esta convocado fazer parte disso!

Uma só voz!

Union Fest.




Tito: Valeu mano, pra fechar deixa aí uma lista com uns 10 discos que mais tem ouvido ultimamente? Tamo junto no corre, inté mais...

Duende: 

Ratos de Porão – Homem Inimigo do Homem;
Ratos de Porão – Só Crássicos;
Sepultura – Against;
Sepultura – Chaos AD;
DFC – O massacre da Guitarra Elétrica;
Hatebreed – Perseverance;
Mad Ball – Empire;
Fetus Humanoides – 7 Anos de Luta;
The Distillers – Sing Sing Death House;
The Distillers – Coral Fang.


Isso Aew! Sempre juntos!


Muito obrigado mais uma vez aew por tudo Tito!

Tudo de bom!



A Equipe Págnas Vazias agradece ao Duende pela entrevista, valeu...





Segue a grade do Union Fest:


17:00h. - Hellzebu;
17:50h. - D'Loks;
18:40h. - Berne's;
19:30h. - SDC;
20:20h. - Nation Trash;
21:10h. - Seu Juvenal;
22:00h. - Cortex;
22:50h. - Uganga;
23:40h. - Mu-tank;
00:30h. - Flanders;
01:20h. - Strovo Terror;
02:10h. - Metal Machine.